O que é EPS

EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido (isopor), de acordo com a Norma DIN ISO-1043/78.

O EPS é um plástico celular rígido, resultado da polimerização de estireno em água. No processo produtivo do EPS não se utiliza e nunca se utilizou o gás CFC ou qualquer um de seus substitutos. Como agente expansor para a transformação do EPS, emprega-se o gás Pentano, um hidrocarboneto que se deteriora rapidamente pela reação fotoquímica gerada pelos raios solares, não comprometendo o meio ambiente.

O produto final são pérolas de até 3 milímetros de diâmetro, que se destinam à expansão. No processo de transformação, essas pérolas são submetidas à expansão em até 50 vezes o seu tamanho original, através de vapor, fundindo-se e moldando-se em formas diversas.

Expandidas, as pérolas consistem em até 98% de Ar e apenas 2% de Poliestireno. Em 1m³ de EPS expandido, por exemplo, existem de 3 a 6 bilhões de células fechadas e cheias de ar. Os produtos fabricados com EPS, ao serem queimados em usinas térmicas a 1000°C, para geração de energia, se transformam-se em gás carbônico e vapor d’água, elementos que fazem parte da natureza.

Os produtos finais de EPS são inodoros, não contaminam o solo, água e ar, são 100% reaproveitáveis e recicláveis podendo, inclusive, voltar à condição de matéria-prima.

PROPRIEDADES DO EPS

1. Baixa Condutividae Térmica: Devido à sua estrutura de células fechadas contendo ar, que inibe a passagem do calor ou frio, obtém-se um isolamento térmico de alta capacidade.
2. Baixo Peso: Densidades de 10 à 35kg/m³ permitem trabalhos mais seguros.
3. Resistência Mecânica: Apesar de serem leves, os produtos de EPS possuem boas propriedades mecânicas, o que é importante para certas aplicações.
4. Baixa Absorção de Água: Isto ajuda a manutenção das propriedades térmicas e mecânicas que seriam afetadas pela umidade.
5. Facilidade de Manuseio: O material pode ser trabalhado com as ferramentas normais e garante acabamento e ajustes perfeitos.
6. Versatilidade: Pode vir em diversos formatos e tamanhos que preenchem as necessidades de cada aplicação.
7. Resistência ao Envelhecimento: Os produtos de EPS não são alterados por parasitas ou fungos, que não encontrarão qualquer valor nutritivo no material.
8. Absorção de Choques: Tem alto índice de absorção de energia caso caia ou seja golpeado.
9. Resistência à Compressão: Permite o empilhamento sem causar danos ao material.